Luzes de Natal

Luzes de Natal

Uma das minhas melhores memórias de Natal é de quando meu pai e minha mãe colocavam a mim e minhas irmãs no carro e partíamos juntos a fazer um tour pelas casas iluminadas da cidade. Nós mesmos enfeitávamos a nossa casa com pinheirinho, luzes e bolas coloridas, mas alguns habitantes da pequena cidade de Tupã (interior de SP) iam além. Suas casas eram cheias de luzes na fachada, bonecos de Papai Noel, renas, neve falsa (ainda que fizesse 35 graus à noite!), presépio, anjinhos iluminados e estrelas. Ao redor das casas os curiosos se acumulavam com máquinas fotográficas e as crianças posavam em frente a elas. Íamos de uma casa a outra, de um bairro para o outro procurando os endereços que todo ano iluminavam as ruas.

Há uma ligação especial entre Natal e luz e ela não começou com a invenção do pisca-pisca elétrico. Gerações anteriores à nossa já iluminavam suas ceias de natal com velas. Se voltarmos séculos atrás ainda encontraremos as velas vinculadas à noite natalina. Se voltarmos ainda mais no tempo, encontraremos a origem desse vínculo: Ele nasce na noite do primeiro Natal em Belém.

O apóstolo João escreveu assim sobre a vinda de Jesus Cristo ao mundo: “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens” (João 1:9). Jesus é a luz do Natal, porque é a luz divina que brilha nas trevas da humanidade. E essa luz não está apenas sobre um povo, ou sobre os santos, os pastores ou padres. Essa luz divina ilumina todos os homens e os chama à verdadeira Vida!

Sim, porque João também explicou que tipo de luz era essa vista em Jesus. Ele escreveu: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens” (João 1:4). A luz de Jesus é vida! Não qualquer vida, mas A Vida, com “V” maiúsculo. Há em Jesus Cristo uma vida mais completa, revelada ao mundo na noite de Natal. Essa vida é como ele mesmo disse uma “vida em abundância” (João 10.10). Podemos dizer que em Jesus temos a “Vida Viva” e que sem ele viveríamos como que mortos. Pois ele é o presente de Deus para a humanidade, a manifestação do amor divino para todas as pessoas.

Você pode fechar seus olhos para essa luz. Muitos o fazem. Mas nessa noite de Natal eu te convido a deixar que essa luz te ilumine. A deixar que a vida de Jesus Cristo, o protagonista do Natal, ilumine sua casa, sua família e todo o seu ser. Porque as luzes de natal são instaladas em dezembro e retiradas em janeiro, mas a luz de Jesus permanece para sempre.

Feliz Natal!

Pr. Cacau Marques – Igreja Batista Vida Nova

Compartilhe!